segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Blogs dão uma força na hora de atualizar sites


Os Blogs são uma ferramenta de fácil utilização e excelente publicidade. Por isso, se vc ainda não fez um, procure um assunto do seu interesse e que vá interessar também outras pessoas e faça o seu. Mauro Demarchi


 


Blogs dão uma força na hora de atualizar sites



Colocar uma página na internet hoje em dia é muito fácil. Existem até sites que fazem a "page" para você. Entretanto, o grande desafio é manter o site sempre atualizado. Há sites que necessitam de atualização em algumas áreas, inclusive que apresentam apenas textos.

Para isso, existe um serviço gratuito chamado Blogger, que funciona como um software online de construção de sites, porém, sem a necessidade de conhecimento de linguagem HTML ou qualquer outra. Pelo Blogger, o usuário coloca textos e imagens e ainda pode escolher o design do site. Mas a maior vantagem é poder atualizar remotamente a página. Ou seja, de qualquer computador, o administrador pode modificar ou atualizar o conteúdo.

Para construir uma home page, o Blogger usa a linguagem ASP -- mais adequada para conteúdos que necessitam de atualizações constantes.
Reprodução
Clique para ver imagem ampliada

O designer Rafael Souza, de São José dos Campos, possui um site que funciona como um Web Ring de notícias sobre design, todo construído em Blog -- o www.yeahbabe.org. "No início eu fiz um diário, mas um tempo depois percebi que como o acesso é remoto qualquer pessoa pode participar na construção do site", diz Rafael.

Na realidade essa é uma "sacada" interessante: como não há a necessidade de fazer uploads complexos, o site pode ser atualizado em partes por qualquer pessoa.

Existem Blogs público e privados, isto é, alguns permitem que qualquer pessoas mande textos que são colocados no ar na mesma hora. Outros, porém, criam credenciamentos ou convidam pessoas para participar de listas de discussão ou apenas colaborar com o conteúdo do site.

Para empresas que necessitam de atualizações em tempo real, o Blog é uma excelente ferramenta, já que permite que cada setor da empresa atualize sua área no site de maneira independente e fácil. Essa funcionalidade descarta a necessidade de upload do site por inteiro agilizando as atualizações. Na Web existem outros serviços semelhantes, porém todos cobram pelo uso. O Blogger é o único gratuito e conseqüentemente o mais usado.
Reprodução
Clique para ver imagem ampliada

Para quem já está acostumado com linguagens, o Blog se torna mais interessante. Além da facilidade do uso de templates para construir o site, o usuário também tem acesso ao código HTML. Portanto, permite usar apenas algumas áreas do site com o Blog, aproveitando a criatividade para o restante do site.

Quem pretende saber mais sobre a tecnologia pode visitar o site www.blogger.com e lá mesmo construir seu site. Você só precisa ter e-mail e informação para colocar na home page.


Blogs dão uma força na hora de atualizar sites.

Nenhum comentário: