sexta-feira, 8 de agosto de 2008

ORIUNDI - Giornalismo fatto con passione

Administração
Diversidade dos granitos brasileiros se destaca em Carrara
Segunda-Feira - 02/06/2008


Arte e tecnologia fazem da Carrara Marmotec um dos principais eventos mundiais do setor. Foto: Carrara Marmotec

Na abertura da 29ª edição da tradicional Feira de Mármores e Granitos de Carrara, que ocorreu na última quinta-feira, o destaque foi a diversidade dos granitos brasileiros. O Estado do Rio de Janeiro expõe materiais exóticos, como os encontrados em Itaperuna, Cambuci e Santo Antônio de Pádua, na região noroeste do estado. Os granitos yellow desert, desert fire, hurricane gold e capuccino estão em evidência no estande Brasil Pavillion, que reúne sete estados produtores, chamando a atenção dos participantes da Marmotec.

A participação do estado no evento foi viabilizada pela Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), com o apoio da APEX e do Ministério de Minas e Energia, através da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e do Serviço Geológico do Brasil.

O estado do Rio de Janeiro está representado pelo Departamento de Recursos Minerais, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Energia, Indústria e Serviços. O órgão selecionou dezenove tipos de rochas do estado, que fazem parte do Brasil Pavillion, juntamente com exemplares do Espírito Santo, Bahia, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Piauí. Entre as empresas fluminenses presentes estão a Thor Granitos, Brasil Stones, Mineração Granitos Itaperuna, Mineração Córrego da Onça, Mineração Cachoeira Alegre e Orcioli Mármores e Granitos/Rio Stones.

O estande do Rio de Janeiro conta com representantes do governo do estado e Rio Stones, além de material promocional sobre as rochas fluminenses, incluindo um catálogo especialmente produzido para a Feira, pela SEDEIS e DRM-RJ, com apresentação do governador Sérgio Cabral. Estão à disposição dos empresários interessados informações atualizadas sobre as oportunidades no Rio de Janeiro, produzido pela InvesteRio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro) e folheteria das diversas empresas que atuam no estado, no setor de rochas ornamentais.

- A região noroeste do estado é a nossa nova fronteira para a produção de rochas ornamentais, que lá apresentam grande potencialidade, comprovada pelos estudos geológicos feitos pelo DRM-RJ e interesse dos empresários do setor. A Feira de Carrara é uma oportunidade para a volta do Rio de Janeiro ao cenário internacional das rochas ornamentais, em acordo com a orientação do secretário Júlio Bueno e do governador Sérgio Cabral - ressaltou Flavio Erthal, presidente do DRM-RJ, que representa o governo do estado no evento.

Estiveram presentes na abertura da 29a. Marmotec os presidentes da ABIROCHAS, Sérgio Azeredo, e do DRM-RJ, Flavio Erthal; o secretário Adjunto de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Carlos Nogueira Junior, representando o secretário Cláudio Scliar; o diretor-geral do Departamento Nacional da Produção Mineral, Miguel Nery; o diretor-presidente da CPRM, Agamenon Dantas; os diretores presidente e técnico da Cia Baiana de Pesquisa Mineral, Nilton Silva Filho e Rafael Avena Neto; os representantes do Centro de Tecnologia Mineral, Carlos Peiter, Adriano Caranassios, Francisco Hollanda e Nuria Fernandes, além das delegações dos demais estados participantes, incluindo empresários e pesquisadores.

Em paralelo ao evento está acontecendo o segundo Congresso Internacional de Rochas Ornamentais (ICDS), que apresentará as últimas novidades técnicas sobre o setor, inclusive com apresentações sobre as rochas fluminenses, em especial as localizadas no Arranjo Produtivo Local de Santo Antônio de Pádua. O Rio de Janeiro é hoje o terceiro exportador de rochas ornamentais do país, com faturamento em vendas para o exterior em 2007 da ordem de US$ 33,8 milhões. Segundo Erthal estes números podem melhorar com a entrada em produção de novas pedreiras e a atração de unidades de beneficiamento, que têm nas regiões norte e noroeste condições amplamente favoráveis para sua instalação, aproveitando as diversas facilidades proporcionadas pelo estado e municípios e uma política de apoio institucional coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento.





Redação revista eletrônica Oriundi

ORIUNDI - Giornalismo fatto con passione.