terça-feira, 5 de agosto de 2008

ORIUNDI - Giornalismo fatto con passione

Saúde/Salute
Italianos criam o pomodoro nero, a fonte da juventude [it]
Quinta-Feira - 31/07/2008


Italianos criam o pomodoro nero, um alimento que reúne as qualidades do tomate, da uva preta e do mirtilo, com alta concentração de antioxidantes. Foto:Scuola Superiore Sant'Anna di Pisa

Originário da região onde hoje se situam o Peru e o Equador, cultivado pelos incas, depois que foi descoberto pelos italianos o tomate, o pomodoro – em latim, Lycopersicon – nunca mais foi o mesmo. Tornou-se parte fundamental e essencial de alguns dos principais pratos da culinária mais difundida no mundo. Os italianos foram criativos e descobriram diferentes maneiras de utilizá-lo, de ingrediente de molho ao desidratado, ou tomate seco. Agora já consolidado como um alimento altamente benéfico à saúde, os italianos acabam de criar uma variedade que potencializa os efeitos positivos do produto. Trata-se do pomodoro Nero, ou Sun Black, um fruto que, quando amadurece, assume uma coloração violeta, tendendo ao preto, graças à presença acentuada de antioxidantes, importantes para combater a formação dos radicais livres e retardar o processo de envelhecimento.

O Sun Black, ou pomodoro Nero, foi concebido no âmbito do projeto inter-universitário Tom-Anto,financiado pelo Ministero dell’Università e della Ricerca Scientifica e coordenado pelo professor Pierdomenico Perata, pesquisador de fisiologia da Scuola Superiore Sant'Anna de Pisa. Também participaram do projeto o pesquisador Fernando Malorgio e o professor Alberto Pardossi, pela Universidade de Pisa, além de Nicola Pecchioni, por Modena e Reggio Emilia e o professor Andrea Mazzucato, por Tuscia de Viterbo.

O Sun Black, ou pomodoro Nero, une em um único alimento os componetes nutricionais de muitos frutos. Com o cuidado de não recorrer à tecnologia dos alimentos geneticamente modificados, a equipe de pesquisadores partiu de uma constatação: que a expectativa de vida aumenta graças à adição, na alimentação, de moléculas capazes de impedir as doenças e melhorar a qualidade do metabolismo, diminuindo o acúmulo de radicais livres. Daí nasceu a idéia de combinar em um mesmo alimento as qualidades do tomate com os da uva preta e do mirtilo, frutas que contém elevadas quantidades de antioxidantes.

Do cruzamento de variedades que produziram elevada quantidade de antioxidantes nas folhas, com outro que produziu pequena quantidade do elemento na casca, surgiu o Sun Black, que já chegou ao segundo ano de colheita. Com um financiamento de 150 mil euros, chegou-se a um resultado que poderá modificar de maneira significativa a alimentação humana

ORIUNDI - Giornalismo fatto con passione.