sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nota da CNBB na proximidade das eleições

Recebi de Dom Celso A. Marchiori a nota oficial da CNBB sobre as eleições, mas já havia lido a nota e o texto da Declaração sobre o Momento Político Nacional hoje pela manhã.
A nota é clara e incisiva apesar da linguagem não dar nomes e não mencionar siglas.
A missão histórica da Igreja, diz a CNBB, é "manter a tradição de apresentar princípios éticos, morais e cristãos fundamentais" cujo estudo favorecerá o exercício da cidadania no momento das eleições "visando a consolidação da democracia" no Brasil. A CNBB incentiva a todos que participem das eleições através do "voto ético, esclarecido e consciente". Incentiva a que superemos os "desencantos com a politica" e procuremos "eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana".
A nota termina encorajando que nós leigos católicos assumamos "ativamente nosso papel de cidadãos colaborando na construção de um País melhor para todos".
Esta nota, poderia ser mais clara, mas me fez entender que, como católico, devo me posicionar diante das proximas eleições, não votando em pessoas favoráveis ao aborto, à censura, ao controle do Congresso Nacional, ao controle do Judiciário, favoráveis à corrupção e com a ficha suja.
Neste momento, podemos dizer que a candidata apresentada como a provável vencedora das eleições não corresponde ao que deseja a CNBB pois por suas declarações e posições tem demonstrado que não tem "respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana" e, portanto, não poderá receber os votos católicos.
Se você é católico, deve negar seu voto a ela.
Em quem votar então? Simples, busque nas declarações dos Presidenciáveis aquele que tenha, segundo a nota CNBB, "um respeito incondicional à vida" ou seja, contrário ao aborto e à eutanásia; "um respeito incondicional à família" ou seja, contrário à legalização do casamento de pessoas do mesmo sexo, seja contrário à limitação do pátrio poder: "um respeito incondicional à liberdade religiosa" contrário às leis de repressão religiosa que estão tramitando silenciosamente no Congresso; "um respeito à dignidade humana" contrário à reforma agrária e a favelização rural proposto pelo MST que mantem como escravos, centenas de pessoas em condições sub-humanas e sem liberdade alguma, ferindo assim a dignidade humana.
A nota da CNBB nos exorta a tomarmos esta posição e darmos nosso NÂO à semelhança de S. João Batista e do próprio Jesus Cristo.
Mauro Demarchi


Nota da CNBB na proximidade das eleições

Constantes interpelações têm chegado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB a respeito de seu posicionamento em relação às eleições do próximo dia 3 de outubro.

Falam em nome da CNBB somente a Assembleia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência. O único pronunciamento oficial da CNBB sobre as eleições/2010 é a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada pela 48ª Assembleia Geral da CNBB, deste ano, cujo conteúdo permanece como orientação neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País.

Nessa Declaração, a CNBB, em consonância com sua missão histórica, mantém a tradição de apresentar princípios éticos,morais e cristãos fundamentais para ajudar os eleitores no discernimento do seu voto visando à consolidação da democracia entre nós.

Reafirmamos, portanto, o que diz a Declaração: "A campanha eleitoral é oportunidade para empenho de todos na reflexão sobre o que precisa ser levado adiante com responsabilidade e o que deve ser modificado, em vista de um Projeto Nacional com participação popular.

Por isso, incentivamos a que todos participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana.

Em particular, encorajamos os leigos e as leigas da nossa Igreja a que assumam ativamente seu papel de cidadãos colaborando na construção de um País melhor para todos.

Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro".

Brasília, 16 de setembro de 2010

 

 

Dom Geraldo Lyrio Rocha          Dom Luiz Soares Vieira

Arcebispo de Mariana – MG          Arcebispo de Manaus

Presidente da CNBB            Vice-Presidente da CNBB

 

 

 

Dom Dimas Lara Barbosa

Bispo Auxiliar doRio de Janeiro

Secretário Geral da CNBB

SE/Sul - Q. 801 - Conj. "B" - CEP 70200-014 - Caixa Postal 02067 - CEP 70259-970 - Brasília-DF - Brasil - Fone: (61) 2103-8300/2103-8200 - Fax: (61) 2103-8303