segunda-feira, 23 de junho de 2008

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A falta de habilidade com o computador e o SMS

TeleSíntese - 10/06/2008 - [ gif ]
Autor: Miriam Aquino
Assunto: Indicadores

A pesquisa TIC Domicílios 2007 realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) traz tão diferentes e ricas informações sobre o tema, que não custa nada trazê-la à baila novamente.

A pesquisa apontou crescimento, em um ano, de 4% no número de lares brasileiros com computador - ainda assim apenas 24% das residências contam com o equipamento. Apurou ainda um forte incremento na procura por locais públicos – principalmente pagos – para o acesso à internet (esse acesso saltou de 30% em 2006, para 49% em 2007). Pela primeira vez, no ano passado, mais da metade da população brasileira (53%) informou já ter usado um computador, e 34% (contra 28% de 2006) acessaram a internet nos últimos três meses, resultados que dão provas inequívocas dos avanços do setor.

Além dos preços dos equipamentos e dos serviços de telecomunicações, apontados como as principais barreiras para justificar a baixa penetração nas resisdências brasileiras, a pesquisa apontou uma outra realidade tão desafiadora quanto o esforço para a redução dos preços: os motivos pelos quais 66% da população urbana nunca utilizou a internet.

Falta de habilidade
Para 55% dos que nunca navegaram na web, a falta de habilidade com o computador e com a própria internet é a principal razão para a completa indiferença a essa poderosa ferramenta. Outros 39% afirmaram não ter interesse ou necessidade pelo que a internet pode oferecer.

Essas respostas indicam que há um enorme trabalho a ser feito para a capacitação e educação da população, cuja maioria se sente absolutamente desconfortável frente ao que há de mais usual entre as TICs.

Essa falta de habilidade se manifesta nas mais diferentes classes de renda ou de escolaridade. Enquanto 64% dos analfabetos ou com apenas a educação infantil a indicam como o principal problema para nunca terem navegado na internet, 52% dos que têm nível superior também apontaram o mesmo problema. Por classe de renda, a mesma barreira: 62% dos que recebem até um salário-mínimo e 43% dos que ganham mais do que 55 salários-mínimos nunca acessaram a internet porque não se sentem hábeis o suficiente.

SMS
Ao mesmo tempo, é interessante notar que, pela pesquisa, 51% dos usuários que têm celular (neste caso, a base é muito maior, pois mais da metade dos brasileiros tinha pelo menos um aparelho no ano passado) não o usaram apenas para falar, e também enviaram mensagens eletrônicas (SMS), crescimento de 5% frente a 2006.

Apesar de as mensagens eletrônicas serem, no Brasil, em bem menor número, se comparadas com países com iguais (ou piores) condições de renda, o seu crescimento demonstra que os clientes de celular brasileiros – principalmente os mais jovens, de 16 a 34 anos- estão bem familiarizados com esse tipo de comunicação.

Embora infinitamente mais restritas do que a internet, as mensagens curtas pelo celular podem ser um instrumento para desmistificar os terminais de computador, já que nos dois aparelhos trafegam os mesmos bits. Para isso, no entanto, seria importante que as SMS carregassem conteúdos de maior interesse da população, como informações de governo (previdência, saúde, educação) e sociais. Este é um desafio para todos.

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