segunda-feira, 2 de junho de 2008

Escola Jerônimo Coelho

Sexta-feira, 28 de Março de 2008
Sobre o óleo de Oliva:

Se você acha o gosto do óleo de oliva ruim, comece aos poucos, com o tempo vai acostumando. Mas não deixe de consumi-lo.
A última notícia sobre o óleo extraído da oliva merece comemoração:
Ele evita o acúmulo da gordura visceral, passaporte para doenças cardiovasculares e diabete.
E, como se fosse pouco, combate a osteoporose e inflamações, caso da gastrite.
O Óleo de Oliva também combate a hipertensão. Isso se deve a um mix de substâncias capazes de facilitar o livre fluxo de sangue pelos vasos.
Basta um fio dourado do óleo da oliva para que aquela torrada dura e seca ganhe uma textura macia e sabor especial.
Uma outra transformação também ocorre no seu organismo, mais precisamente no abdômen, quando você consome o azeite: ele impede o depósito de gordura bem ali, na linha da cintura. Parece um contra-censo, já que o alimento é dos mais calóricos - cada grama oferece cerca de 9 calorias. Mas a descoberta é séria: o sumo das azeitonas evita mesmo a barriguinha indesejada.

Quem assina embaixo são cientistas de diversas universidades européias. Juntos eles publicaram seu trabalho no periódico Diabetes Care, da Associação Americana de Diabete, em que compararam exames de imagem de voluntários, antes e depois do consumo de óleo.

Observaram que esse bom hábito diminuiu os depósitos de gordura no abdômen.

Diga-se: o ideal seria que você consumisse duas colheres de sopa por dia do óleo para obter seus benefícios.

No fundo, o mérito está na gordura monoinsaturada, que predomina no azeite. Se ela já era festejada por "varrer" o colesterol ruim das artérias, agora os médicos tem ainda mais um motivo para cobri-la de elogios.

Isto porque estão determinados a acabar com as barrigas avantajadas - e não tem nada a ver com questões de beleza.

" A gordura visceral, justamente aquela da cintura, produz substâncias que dificultam a ação da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar nas células. Ou seja, barriga grande pode levar ao diabete Tipo 2", explica o endocrinologista Márcio Mancini, da Associação Brasileira para o estudo da obesidade e da Síndrome Metabólica.

O diabete, ao lado da pressão alta, do colesterol, dos triglicérides alterados e, de novo, da tal barriga, é o componente básico de um mal que mata - a síndrome metabólica.

O azeite no entanto ajuda a quebrar esse círculo nefasto.

Antes mesmo de se ter certeza de que a barriga prejudicaria o coração, cientistas já observavam que os maiores consumidores do alimento estavam protegidos de males cardíacos. Os povos do Mediterrâneo, que historicamente regam seus pratos com esse óleo, parecem mais distantes da ameaça do infarto. Claro, é preciso considerar que também consomem muitas verduras, frutas e peixes, outros guardiães dos vasos.

Entretanto, nenhum desses alimentos compete com o azeite na preferência de gregos, italianos e espanhóis.

Muitos deles tem o hábito de tomar uma colher de óleo em jejum diariamente.(Eu faço isto)

Segundo especialistas, a vantagem da chamada "Dieta do Mediterrâneo" é que a gordura monoinsaturada vinda da oliva ocupa o espaço das temidas trans, presentes nas margarinas, e das saturadas, que estão nas carnes vermelhas, diferentemente da mono, que faz as taxas do mau colesterol despencarem.

Vantagens do Extravirgem

O efeito antibarriga, em tese, pode ser obtido com qualquer tipo de azeite de oliva. Afinal, em matéria de teor de gordura monoinsaturada - a qual se atribui essa ação - eles praticamente empatam.
Já quando se fala em evitar as placas nas artérias, especialistas, reforçam as vantagens do tipo extravirgem.

Ocorre que no caso do efeito anticolesterol, é importante a presença de moléculas antioxidantes. Na produção do extravirgem a pressão física da oliva, que é feita sem adição de produtos químicos, preserva esses compostos.

Os polifenóis do óleo extravirgem se acumulam no plasma sangüíneo, com isso, os radicais livres que oxidariam o colesterol a ponto dele estacionar nas paredes dos vasos, ficam praticamente fora de ação.

E o principal: Todas as células do corpo saem ganhando.

E, para aqueles que pensam que o óleo de oliva está proibido de ir a panela, os pesquisadores avisam que sim, ELE PODE, já que sua composição é bastante estável.

Só não vale fritar ou abusar de temperaturas altas - quanto maior o calor, maiores as perdas dos compostos benéficos.


Muito além do Coração

O Azeite é apelidado pelos Mediterrâneos, merecidamente, aliás, de "Ouro Líquido"

NO ESTÔMAGO ABAIXO A DOR PARA OS OSSOS CONTRA TUMORES
Pesquisadores da Universidade de Vaime, na Espanha, observaram que o óleo de oliva contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Heliobacter pylori, microorganismo por trás da gastrite.
O achado foi publicado recentemente no Journal of Agricultural and Food Chemistry, um importante periódico científico americano.
Cientistas do Instituto Monnel, nos Estados Unidos, encontraram no azeite uma molécula que inibe a atividade de enzimas envolvidas em inflamações.

É o oleocanthal, um composto de ação idêntica à de analgésicos e que, portanto, é infalível contra as dores. Então, é provável que o consumo regular ofereça alívio para os que sofrem de dores crônicas.
Ele também ajudaria a afastar a osteoporose.
Pesquisadores da Universidade de Jáen, na Espanha, notaram que o consumo de azeite está associado à menor incidência de fraturas.

Embora o efeito tenha sido demonstrado em um grupo de 334 voluntários, falta elucidar o porquê.
Um trabalho publicado há pouco na revista da Sociedade Européia de Oncologia mostra que a gordura monoinsaturada do óleo de oliva diminui o risco do câncer de cólon.
Pesquisas anteriores já apontaram a ação preventiva em tumores, como o de mama.


Fonte: Revista Saúde é Vital - Setembro/2007 - Núm.: 289

Escola Jerônimo Coelho.

Escola Jerônimo Coelho

Quarta-feira, 30 de Abril de 2008
O Poder do Mel


Olha só a importância do mel



MEL E CANELA



Qual é o único alimento que não estraga? O mel de abelhas.

A mistura de Mel e Canela cura a maioria das doenças. O mel é produzido em quase todos os países do mundo. Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos. A revista 'Weekly World New' do Canadá, na sua edição de 17 de Janeiro de 1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel misturado com Canela.


DOENÇAS DO CORAÇÃO:

Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente no café da manhã no lugar de manteiga e/ou geléia. Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração. Também previne novos infartos nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos, descobriu-se que o mel com canela revitaliza e limpa as artérias e veias dos pacientes idosos.


PICADAS DE INSETOS:

Misture uma colherzinha de mel, duas colherzinhas de água morna e uma colherzinha de canela em pó. Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a coceira irão desaparecer em um ou dois minutos.


ARTRITE:

Misturar: uma xícara de água morna com duas colheradas de mel e uma colherzinha de canela em pó. Beber uma de manhã e uma a noite. Se tomar com freqüência pode até curar a artrite crônica. Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, uma colherada de mel e 1/2 de canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dor, inteiramente. Um mês depois todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase não conseguiam já caminhar.


PERDA DE CABELO:

Os que sofrem de calvíce ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma Pasta de azeite de oliva o mais quente que resistir, uma colherada de Mel e uma colherzinha de canela em pó no couro cabeludo. Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que é eficiente mesmo para quem deixar a pasta na sua cabeça somente 5 minutos.


INFECÇÕES DE RINS:

Um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e uma colherada de mel, mata os germes que produzem infecção nos rins. Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.


DOR DE DENTES:

Fazer uma pasta com uma colherzinha de canela e cinco colherzinhas de mel e aplicar no dente que está doendo, Repita pelo menos 3 vezes ao dia.


COLESTEROL:

Duas colheradas de mel com três colherzinhas de canela misturados em meio litro de água. Deve tomar-se 3 vezes ao dia, isto reduz o colesterol em 10% em 2 horas. Tomado diariamente elimina o colesterol


TOSSES, RESFRIADOS E SINUSITES

Para curar completamente sinusites, tosse crônica e resfriados comuns ou severos, misturar uma colherada de mel com 1/4 colherada de canela em pó e tomar com freqüência. A mistura de mel com canela também alivia os gases no estômago, Fortalece o Sistema de Imunidade, e alivia a indigestão.


VELHICE:

Também evita os estragos da idade quando se toma regularmente... Misture uma colherada de canela em três xícaras de água. Ferva para fazer um chá quando amornar, coloque 4 colheradas de mel, e beba 1/4 de xícara, três ou quatro vezes ao dia Mantém a pele fresca e suave, e diminui os sintomas da idade avançada. Beber este chá alonga a vida e até uma pessoa de 100 anos pode melhorar muito e se sentir como alguém muito mais jovem.


PERDA DE PESO:

Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café, beba Mel com canela numa xícara de água. Se beber todo dia reduz o peso até de pessoas muito obesas.


DOR DE GARGANTA:

Tome de quatro em quatro horas uma colherada de mel misturada com meia colher de vinagre de sidra / maçã

obs. : MEL não deve ser fervido, perde muito o valor das substancias curativas

Escola Jerônimo Coelho.

ortal do Entretenimento:::... ...::: Café com Bobagem :::.....:::O seu P

Hamilton Naki, um sul-africano negro, de 78 anos, morreu no final de maio de 2005.
A notícia não rendeu manchetes, mas a história dele é uma das mais extraordinárias do século 20. "The Economist" contou-a em seu obituário.
Naki era um grande cirurgião. Foi ele quem retirou do corpo da doadora o coração transplantado para o peito de Louis Washkanky, em dezembro de 1967, na cidade do Cabo, na África do Sul, na primeira operação de transplante cardíaco humano bem-sucedida.

É um trabalho delicadíssimo. O coração doado tem de ser retirado e preservado com o máximo cuidado. Naki era talvez o segundo homem mais importante na equipe que fez o primeiro transplante cardíaco da história. Mas não podia aparecer porque era negro no país do apartheid.

O cirurgião-chefe do grupo, o branco Christian Barnard (foto abaixo), tornou-se uma celebridade instantânea. Mas Hamilton Naki não podia nem sair nas fotografias da equipe.
Quando apareceu numa, por descuido, o hospital informou que era um faxineiro.
Naki usava jaleco e máscara, mas jamais estudara medicina ou cirurgia.

Tinha largado a escola aos 14 anos. Era jardineiro na Escola de Medicina da Cidade do Cabo.

Mas aprendia depressa e era curioso. Tornou-se o faz-tudo na clínica cirúrgica da escola, onde os médicos brancos treinavam as técnicas de transplante em cães e porcos.
Começou limpando os chiqueiros. Aprendeu cirurgia assistindo experiências com animais. Tornou-se um cirurgião excepcional, a tal ponto que Barnard requisitou-o para sua equipe.

Era uma quebra das leis sul-africanas. Naki, negro, não podia operar pacientes nem tocar no sangue de brancos. Mas o hospital abriu uma exceção para ele. Virou um cirurgião, mas clandestino. Era o melhor, dava aulas aos estudantes brancos, mas ganhava salário de técnico de laboratório, o máximo que o hospital podia pagar a um negro. Vivia num barraco sem luz elétrica nem água corrente, num gueto da periferia.

Depois que o apartheid acabou, ganhou uma condecoração e um diploma de médico honorário.

Ele nunca reclamou das injustiças que sofreu durante toda a vida.

Este assunto foi matéria de quase todos os grandes jornais norte-americanos.

Não se tem notícia de sua divulgação na imprensa brasileira.

A versão em português foi extraída da página da Aliança Cooperativista Nacional - Unimed.

Portal do Entretenimento:::... ...::: Café com Bobagem :::.....:::O seu P.