quinta-feira, 20 de março de 2008

Base resiste a dar relatoria da reforma a Palocci - Yahoo! Notícias

Base resiste a dar relatoria da reforma a Palocci
1 hora, 8 minutos atrás

Irritados com a tentativa do governo e dos petistas de emplacar o deputado Antonio Palocci (PT-SP) na relatoria da comissão especial que vai analisar a reforma tributária, os aliados bateram o pé e mostraram que estão dispostos a cobrar a fatura do apoio ao Planalto. Ontem e na noite de terça-feira, deputados da base de apoio ao Planalto juntaram-se à oposição e obstruíram as sessões convocadas pela Câmara para votar a medida provisória que trata da aposentadoria rural. A manobra foi comandada pelo PR, que quer a vaga de relator para o deputado Sandro Mabel (GO), mas contou com reforço do PMDB e de outros aliados.
PUBLICIDADE

Na tentativa de contornar a crise, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou nova reunião do Conselho Político - que abriga os 14 partidos da coligação - para segunda-feira à tarde. "A obstrução não pode partir de aliados nem o relator será escolhido assim", afirmou o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. "Imagine se isso vira uma prática da Casa." Questionado sobre a reação de Lula diante da manobra, Múcio foi econômico no comentário: "Ele soube, ouviu e processou."

A ruidosa disputa na base aliada chegou à festa de aniversário do ex-ministro-chefe da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu, que reuniu a cúpula do governo, parlamentares e servidores do Planalto, na noite de terça-feira, para comemorar seus 62 anos, completados no domingo. As disputas entre os partidos da coalizão eram assunto freqüente nas mesas.

Um convidado disse que PT e PMDB são "como jacaré e cobra d'água, nunca vão se entender". Em conversas reservadas, parlamentares do PR justificaram a obstrução com o argumento de que Mabel já cedeu a Palocci, no ano passado, a vaga de relator da proposta que esticava a validade da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), derrubada no Senado. Alegaram ainda que o PT quer passar uma rasteira nos aliados porque, pelo acerto, a relatoria da reforma tributária deveria ficar com o PR. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Base resiste a dar relatoria da reforma a Palocci - Yahoo! Notícias.

Morre ator inglês

Scotfield, de "O homem que não vendeu sua alma", morre aos 86

1 hora, 25 minutos atrás

LONDRES (Reuters) - Paul Scotfield, reconhecido como um dos melhores atores britânicos de sua geração e ganhador do Oscar por seu papel em "O homem que não vendeu sua alma", morreu aos 86 anos de idade, vítima de uma leucemia, disse seu agente na quinta-feira.
PUBLICIDADE

Scotfield, um ator reservado que evitava os holofotes, tinha a força, a voz e a presença para sobrepujar outros atores clássicos. Suas atuações são inesquecíveis --desde o Rei Lear, de Shakespeare, até um barbeiro homossexual na comédia "Staircase".

Mas o brilho de Hollywood não o conquistou e ele era feliz por não ter alcançado o glamour de seus contemporâneos Richard Burton e Laurence Olivier. "Dos 10 melhores momentos do teatro, oito são de Scotfield", disse Burton certa vez.

A agente Rosalind Chatto disse que Scotfield morreu em paz, na quarta-feira, em um hospital perto de sua casa no sul da Inglaterra. "Ele tinha leucemia e não estava bem há algum tempo", disse ela à Reuters.

Ele ganhou o Oscar de melhor ator em 1966 por seu majestoso retrato do mártir católico Sir Thomas More, que preferiu ser executado pelo rei Henrique 8o a trair sua consciência, no filme "O homem que não vendeu sua alma".

O autor Robert Bolt é o responsável pela adaptação da peça pela qual Scotfield ficou conhecido nos palcos de Londres e Nova York.

Apesar das inúmeras ofertas de Hollywood, Scotfield preferia ser discreto, fazendo mais filmes mas ainda atuando nos palcos, em papéis como Otelo e Macbeth.

A idéia de trabalhar nos Estados Unidos não o interessava. "Nunca gostei da idéia de morar ou trabalhar na Califórnia", disse ele.

"De fato, nunca estive lá, nem mesmo para receber o meu Oscar, porque estava ensaiando em Stratford." O primeiro papel de Scotfield foi aos 13 anos, como a Julieta de "Romeu e Julieta", numa peça da escola. Entre seus papéis de sucesso, está o Antonio Salieri em "Amadeus", hit de Peter Shaffer sobre a vida de Mozart.

(Reportagem de Paul Majendie)

Scotfield, de \O.