terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Folha Online - Informática - Google participará de consórcio para construir cabo submarino - 26/02/2008

26/02/2008 - 09h38
Google participará de consórcio para construir cabo submarino Publicidade
da Folha Online

O gigante das buscas Google, dono da rede social Orkut e do site de vídeos Youtube, atuará agora no ramo dos cabos submarinos de telecomunicações.

A empresa deve participar de um consórcio com outras cinco operadoras para construir um cabo submarino que ligará os Estados Unidos ao Japão, o que irá aumentar a capacidade de tráfego de dados entre os continentes onde estão localizados os dois países.
Divulgação
Cabos submarinos ligarão os EUA e o Japão; Google participará da construção
Cabos submarinos ligarão os EUA e o Japão; Google participará da construção

O Google e as companhia de telecomunicações informaram que o cabo de fibra óptica terá 10 mil quilômetros e custará cerca de US$ 300 milhões.

Além da empresa de internet, o consórcio --chamado de Unity-- também compreende a Bharti Airtel, Global Transit, KDDI Corp, Pacnet, e Singapore Telecommunications.

"O sistema Unity permitirá aos membros do consórcio a capacidade que precisam para atividades como mais aplicações e serviços on-line", disse Jayne Stowell, um porta-voz do consórcio.

De acordo com o consórcio, as empresas NEC Corporation e Tyco Telecommunications serão responsáveis pela construção e instalação do sistema, que deverá ficar pronto para para utilização no início de 2010.

Cabos submarinos

Os cabos submarinos interligam países e continentes em todo o mundo e permitem que as pessoas se comuniquem por telefone e internet, assistam televisão ou que as empresas transmitam dados.

Atualmente, a maior parte desses cabos são dotados de fibras ópticas, que recebem uma proteção bastante reforçada para trabalhar sob o mar. E, para reduzir o risco de acidentes, os cabos são identificados em cartas náuticas e ficam localizados em áreas de proteção. Nessas regiões, atividades que podem danificar o sistema, como a pesca, são proibidas.

Segundo o International Cable Protection Committee (algo como Comitê Internacional para Proteção de Cabos), atualmente os cabos submarinos carregam 95% das informações de voz e dados transmitidas internacionalmente, enquanto os satélites carregam 5%.

Com Associated Press

Folha Online - Informática - Google participará de consórcio para construir cabo submarino - 26/02/2008.