domingo, 3 de fevereiro de 2008

Gmail - Chanteurs disparus, New Yorker, Dangers du portable, Robot-serpilliere, Vos cheminees, Porsche 911, Professions liberales, Maison bretonne...


Da França, novidades


A LA UNE
Freddie, Georges, Janis... Ils vous manquent énormément



Freddie Mercury

Georges Brassens

Il était une fois

Daniel Balavoine
Freddie Mercury, Georges Brassens, Daniel Balavoine, Janis Joplin ou les Beatles... A leur disparition, ils ont laissé un vide qu'aucun autre n'a su combler. Voici les 20 artistes que vous regrettez le plus. Voir et écouter

Les dessins inédits du "New Yorker"
Pas besoin d'être Américain pour savourer les dessins du "New Yoker". Le progrès, Internet, la fidélité ou encore la culture : voici 10 dessins inédits du célèbre magazine. A consommer sans modération. 10 dessins

Le téléphone portable est-il dangereux ?
Pas facile de s'y retrouver parmi les centaines d'études sur les dangers potentiels du téléphone portable, utilisé par 40 millions de Français. L'Internaute a mené l'enquête. Situations à risques | Migraines | Tumeurs | Etudes | Dossier


Le guide High-Tech avec Carrefour
Vous êtes perdu dans la jungle des nouvelles technologies ? Tous les conseils pour bien acheter et mieux utiliser votre matériel.


Gmail - Chanteurs disparus, New Yorker, Dangers du portable, Robot-serpilliere, Vos cheminees, Porsche 911, Professions liberales, Maison bretonne....

Brturbo.com.br - [lusofonia] Livros? Para o lixo


Uma escola, que seria o lugar onde a cultura é ensinada, faz o que faz. Imaginem o que ensinam ali!


Escola joga livros no lixo

Moradores da Zona Leste recolheram as obras

MARIA REHDER

Cerca de 400 obras literárias, incluindo autores renomados como Federico García Lorca, Machado de Assis e Guimarães Rosa, amontoadas em sacos de lixo e jogadas na calçada, próximos a um bueiro. Foi assim que os moradores da Rua Jundiapeba, na Vila Zelina, região da Vila Prudente, na Zona Leste, encontraram na quarta-feira os livros descartados pela Escola Municipal Ruth Lopes Andrade.

O contador Manoel Rodrigues, 59 anos, conta que levou um susto ao passar em frente à escola por volta das 19h da quarta-feira. "Comecei a mexer nos sacos e para a minha surpresa, além de livros didáticos usados, encontrei clássicos da literatura, como João e Maria dos irmãos Grimm e a Casa de Bernarda Alba (de Federico García Lorca)."

O bancário Elvis Pires e Silva, 27 anos, que estava a caminho do supermercado, ficou indignado: "Quando vi as obras em sacos de lixo, decidi levá-las para casa. Foram necessárias oito viagens com meu carrinho de feira para levar cerca de 300 livros, já que vizinhos já tinham levado algumas obras."

Os moradores da Vila Zelina tentaram entrar em contato com a direção da escola municipal ao ver os livros na rua, mas a unidade estava fechada. "Alguns livros chegaram a molhar porque foram jogados perto de um bueiro, mas a maioria estava em bom estado, garante o contador, que salvou do lixo O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, entre outros clássicos.

O bancário conta que um dos moradores do bairro ligou ontem para a escola e teve a informação de que as obras foram descartadas "por causa de cupim". "É duro você ensinar para os filhos o valor da leitura enquanto uma escola comete esse absurdo. Os livros estão em bom estado e vou doá-los para a instituição espírita Casa André Luiz."

Circe Bittencourt, coordenadora do Programa de Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros da (Livres/Universidade de São Paulo), afirma que não há nada que justifique essa atitude da escola. "É um absurdo. Nenhum tipo de educador pode fazer uma coisa dessas."

No entanto, a especialista avalia que falta hoje na rede pública de ensino uma educação formativa de educadores - não só de professores, mas para todos os funcionários da escola - sobre a importância da leitura. "O poder público tem que rever o papel da biblioteca (a escolar e a pública). É preciso criar meios para mobilizar a sociedade para freqüentá-las."

Ezequiel Theodoro da Silva, professor da Faculdade de Educação da Unicamp e presidente da Associação Brasileira de Leitura, afirma que na maioria dos casos o acervo das bibliotecas das escolas públicas não é planejado e muitas delas ficam em espaços improvisados na escola. "Isso não justifica o descarte de livros, mas há escolas que recebem doações ou grandes remessas cuja a compra foi mal planejada, o que gera um acúmulo de obras as quais a escola sequer tem espaço para guardar."

O outro lado

A reportagem do JT tentou entrar em contato com a direção da escola, que informou que responderia via Diretoria de Ensino. A Secretaria Municipal de Educação, por meio de nota, informou que a Diretoria Regional de Educação Ipiranga , considerando a gravidade da denúncia envolvendo a Emef Prof. Ruth Lopes Andrade (Vila Zelina), determinou uma apuração preliminar para esclarecer os fatos. Segundo a nota, "a medida permitirá que se conheça as razões pelas quais os livros do acervo da unidade tenham sido jogados fora".

Jornal da Tarde, 1 fev. 2008.